Mas, afinal, o que é NUIB?
Confira o texto que preparemos e descubra o que é NUIB e para que serve.
O que é NUIB?
O NUIB: (Número Único de Identificação Bancária) é a identificação numérica única atribuída pelo Banco de Moçambique às pessoas singulares e colectivas para a realização de operações, incluindo as cambiais.
O NUIB tem 15 dígitos, onde: os primeiros quatro (AAAA) correspondem ao Ano de criação; seguido de um número (T) que identifica o Tipo de cliente; a este seguem-se nove Números (N) que correspondem a sequência gerada; e, por fim, termina com o número (D) correspondente ao Dígito de controlo. Assim, chega-se a seguinte estrutura do NUIB: AAAATNNNNNNNNND.
Para que serve o NUIB?
O NUIB serve para identificar de forma única cada cliente bancário em todas as instituições financeiras de Moçambique. Ele é uma ferramenta interna utilizada pelos bancos para gerir as informações e operações relacionadas aos seus clientes.
Principais finalidades do NUIB:
1. Identificação única do cliente:
O NUIB permite que cada cliente seja identificado de forma única em todas as instituições financeiras do país, independentemente de quantas contas bancárias ou bancos o cliente utilize.
2. Facilitação da gestão interna:
Os bancos utilizam o NUIB para gerenciar informações dos clientes de maneira eficiente. Isso inclui dados pessoais, histórico de transações, produtos e serviços utilizados, entre outros.
4.Simplificação de processos bancários:
Com um identificador único, os processos internos dos bancos, como atualizações de dados, verificação de identidade e gerenciamento de contas, são simplificados.
5. Compatibilidade entre bancos:
O NUIB facilita a interoperabilidade entre diferentes instituições financeiras, permitindo uma comunicação mais eficiente e troca de informações quando necessário.
Exemplos de uso do NUIB:
- Crédito e Empréstimos: Bancos utilizam o NUIB para avaliar seu histórico bancário e conceder crédito ou empréstimos de forma mais segura.
- Serviços Personalizados: O NUIB permite que os bancos ofereçam serviços e produtos financeiros personalizados com base no seu histórico e perfil.
Como ter o NUIB?
Para ter o NUIB, você não precisa fazer nada de especial. O banco enviará o NUIB por e-mail ou SMS. Após recebê-lo, guarde-o.
Se ainda não recebeu uma SMS ou e-mail com o seu NUIB, entre em contato com seu banco para solicitar o envio do seu NUIB.
Como consultar o NUIB?
Você pode consultar o seu NUIB numa ATM, através do Internet Banking, Mobile Banking ou nos balcões do banco.
Uma pessoa que tem 2 contas bancárias diferentes, deve ter um NUIB para cada banco?
Não, se você tem contas bancárias em diferentes bancos, você terá apenas um único NUIB. O NUIB é atribuído a cada cliente individualmente, não às contas bancárias. Portanto, independentemente de quantas contas bancárias você tenha, você terá apenas um NUIB.
Posso receber dinheiro através do NUIB?
Não, você não pode receber dinheiro diretamente através do NUIB.
O NUIB é utilizado internamente pelos bancos para identificar de forma única cada cliente bancário e para gerenciar informações e operações. Ele não é utilizado para realizar transações financeiras, como recebimento de dinheiro.
Bom dia. Eu estou a receber o salário via transferência, no passado fui trabalhadora de uma empresa, fiz empréstimo e não consegui pagar na totalidade,porque tive acidente de trabalho e deram me a reforma por caducidade. Gostaria de saber,com o sistema NUIB, como será a minha situação, uma vez que a minha conta estará visível para todos os bancos.
Bom dia, é uma iniciativa boa esta do nuib mas acaba sendo muito má pois temos as contas bloqueadas em pouco tempo e nós é que temos de andar atrás desta situação… A séculos que tenho conta num dos bancos hoje é que foi descoberto que invés de feminino eu sou masculino e mesmo tendo o bi esse erro está a anos ali… Por isso tive a conta bloqueada. Meu marido teve a conta bloqueada por causa de um erro de nuit e agravante estamos no estrangeiro sem saber o que fazer já contactamos os bancos um empurra para o outro e no fim dizem que só o banco de Moçambique pode resolver e tem tantos processos pendentes… E nós como fazemos estando fora do país sem dinheiro (nosso dinheiro retido). É preciso 0ensar bem o que estão a fazer tive a oportunidade de ver enquanto aí estava uma senhora que saiu do hospital directo para o banco num etado crítico e não teve solução ela estava agastada a chorar… É preciso com urgência ver uma solução temos de ir ao médico não podemos, vamos perder a pouca confiança que restava nos bancos e até cancelar as nossas contas… Por favor revejam esta situação.
Bom dia, é uma iniciativa boa esta do nuib mas acaba sendo muito má pois temos as contas bloqueadas em pouco tempo e nós é que temos de andar atrás desta situação… A séculos que tenho conta num dos bancos hoje é que foi descoberto que invés de feminino eu sou masculino e mesmo tendo o bi esse erro está a anos ali… Por isso tive a conta bloqueada. Meu marido teve a conta bloqueada por causa de um erro de nuit e agravante estamos no estrangeiro sem saber o que fazer já contactamos os bancos um empurra para o outro e no fim dizem que só o banco de Moçambique pode resolver e tem tantos processos pendentes… E nós como fazemos estando fora do país sem dinheiro (nosso dinheiro retido). É preciso pensar bem o que estão a fazer tive a oportunidade de ver enquanto aí estava uma senhora que saiu do hospital directo para o banco num estado crítico e não teve solução ela estava agastada a chorar… É preciso com urgência rever uma solução temos de ir ao médico não podemos, vamos perder a pouca confiança que restava nos bancos e até cancelar as nossas contas… Por favor revejam esta situação.