Datas comemorativas em Moçambique e seus significados

Esta é uma lista de datas comemorativas em Moçambique e seus significados. São apenas listadas as datas nacionais e feriados fixos.

3 de Fevereiro – Dia dos Heróis Moçambicanos

À 3 de fevereiro, celebra-se em Moçambique, o dia dos Heróis Moçambicanos. Esta data foi escolhida em homenagem ao fundador da FRELIMO, o Doutor Eduardo Chivambo Mondlane, assassinado nesta data, em 1969, na Tanzânia, por meio de uma carta-bomba que atéà data não se conseguiu desvendar a autoria nem as motivações.

Refere-se à esta data como sendo o dia da unidade nacional, por ser o símbolo do esforço e projecto de Eduardo Mondlane, ao unir os três movimentos nacionalistas (UNAMI, UDENAMO e MANU) que se preparavam para combater o inimigo – Portugal – na luta contra o colonialismo, fundando um só movimento designado por Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).

Veja também: Agora é possível comprar o kit da Starlink no Sovendas, veja como fazer.

7 de Abril – Dia da Mulher Moçambicana

No dia 7 de Abril, celebra-se em Moçambique, o dia da mulher moçambicana alusivo à morte de Josina Machel (1945-1971), heroína nacional e segunda esposa de Samora Machel (1933-1986), uma das muitas mulheres moçambicanas que lutaram pela independência de Moçambique tornando-se assim exemplo e inspiração pelo movimento feminino moçambicano.

25 de Junho – Dia da Independência de Moçambique

No dia 25 de junho, celebra-se em Moçambique, o dia da independência de Moçambique em relação a Portugal.

A independência de Moçambique proclamada em 25 de junho de 1975 marcou o fim do domínio colonial português e o estabelecimento de um governo soberano. Samora Machel tornou-se o primeiro presidente do país recém independente, assumindo a liderança na reconstrução da nação e na busca pela igualdade, justiça social e desenvolvimento econômico.

7 de Setembro – Dia da Vitória

No dia 7 de Setembro, celebra-se em Moçambique a assinatura dos Acordos de Lusaka, que abriram o caminho para a independência de Moçambique.

Foi neste dia que em 1974 foram assinados na capital da Zâmbia, entre o Estado Português e a Frente de Libertação de Moçambique, o denominado Acordo de Lusaka

Neste acordo o Estado Português não só reconheceu formalmente o ‘direito do povo de Moçambique à independência’ como acordou – ‘em consequência’, a data e os passos da transferência para a FRELIMO da soberania que detinha sobre o território de Moçambique.

25 de Setembro – Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM)

No dia 25 de Setembro, é feriado nacional em Moçambique, alusivo ao Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique. Foi nesta data, em 1964, que iniciou a luta armada pela liberação nacional que viria, 10 anos depois, a terminar com os Acordos de Lusaka em 1974, traçando o caminho para a proclamação da Independência Nacional em 1975.

4 de Outubro – Dia da Paz e da Reconciliação

Em Moçambique, 4 de outubro é um feriado nacional chamado “Dia da Paz e Reconciliação Nacional”, em memória ao Acordo Geral da Paz, assinado a 04 de Outubro de 1992, em Roma, Itália.

O compromisso foi assinado por Joaquim Chissano, então Presidente da República de Moçambique, Afonso Dhlakama, Presidente da RENAMO, e por representantes dos mediadores da Comunidade de Santo Egídio, de Itália, pondo fim à 16 anos de guerra civil.

Países do mundo com mais feriados

Uma empresa internacional de consultoria fez um levantamento do número de feriados em 36 países: a Colômbia e a Índia empataram no primeiro lugar, com 18 dias sem trabalho por ano. Em seguida, vieram Líbano, Tailândia e Coreia do Sul, com 16 feriados, e em terceiro Japão, Argentina, Chile e Finlândia, com 15 feriados.

Os países com menos dias de folga são o México (8), Hungria, Reino Unido e Holanda (8).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *