Quais são os erros mais comuns cometidos por empreendedores iniciantes em Moçambique?
Não existe uma resposta certa, porque os erros variam de empreendedor para empreendedor. Mas existem os erros mais comuns que vejo a serem cometidos por muitos empreendedores quando estão a iniciar os seus negócios.
Muitos dos erros que abordo neste artigo, eu mesmo cometi, mas com ajuda de mentores consegui ultrapassar os obstáculos e a minha empresa continua em pé até hoje.
Não é uma tarefa fácil, mas os erros que cometi me ensinaram muita coisa e espero que você aprenda também.
Confira!
1- Tentar vender para todo mundo
Quando abrimos a Técnica PC, tentamos vender para todo mundo, por isso, gastamos muito tempo com clientes de baixa qualidade.
Tínhamos a ideia de que quanto maior for o número de clientes, mais dinheiro ganharíamos, mas a realidade mostrou-nos que não é verdade.
O resultado disso e que trabalhávamos muito e o rendimento era muito baixo.
Após uma mentoria do Eleva, percebemos que estávamos num caminho errado.
Por exemplo, na mentoria descobrimos que o público mais jovem não tem capacidade de pagar nossos serviços, a partir dai, as nossas ações de marketing pararam de se focar nesse público.
Para mim, se a Técnica PC tivesse se concentrado logo no início em vender os seus serviços para pessoas certas a história seria outra.
Agora estamos muito concentrados em atender bem a um grupo de clientes e livrar-se do resto que não se encaixa no nosso perfil de cliente ideal.
Vejo esse erro acontecer com muitos empreendedores iniciantes, abrem as suas empresas tentam vender para todo mundo, mas no fim, não vende para ninguém.
Aprendizado
Ao abrir a sua empresa concentre-se em atender bem um grupo de pessoas que precisam realmente dos seus serviços e que estão dispostos a pagar.
2- Cobrar preços baixos
Este é um outro erro que vejo com muita frequência.
Empreendedores iniciantes costumam errar muito na hora de definir preços de produtos/ serviços. Isso acontece porque os empreendedores iniciantes acreditam que cobrando preços baixos vão vencer os seus concorrentes.
Na Técnica PC também cometemos esse erro ao cobrar preços muitos baixos quando começamos.
Como resultado disso, muito trabalho, pouco lucro.
Depois de uma analise detalhada dos nossos preços, acabamos fazendo os ajustes dos preços e passamos a trabalhar menos e ganhar muito.
Aprendizado
Nunca cobre preços baixos para ganhar clientes, preços baixos nunca sustentam uma empresa.
Se você investir numa estratégia de preços baixos, a sua empresa nunca vai crescer, e não vais conseguir pagar bons salários aos seus funcionários e a vida que você ambiciona não passara de um sonho.
Com isso não pretendo dizer que você deve definir preços altos, mas avalie bem a sua estratégia de preços e encontre um ponto de equilibro entre as suas necessidades e as do cliente.
3- Tentar fazer tudo sozinho
Precisamos de um site, eu farei isso. Precisamos de cartões de visita, eu farei isso.
Se você está liderando uma empresa, deve se concentrar em gerar negócios, em obter feedback do cliente e não em coisas operacionais.
No inicio de uma empresa é normal os sócios fazerem tudo porque não tem fundos para contratar pessoas, mas, a partir do momento que a sua empresa começar a gerar algum dinheiro, é muito importante começar a contratar pessoas que vão te ajudar a fazer sua empresa crescer.
Quando abrimos a Técnica PC, um dos grandes erros que cometemos foi não contratar um assistente administrativo logo no inicio.
Uma assistente administrativo faz uma grande diferença numa empresa porque é ele que faz a organização de todos processos administrativos da empresa enquanto você se concentra no negócio.
Vejo esse erro acontecer todos os dias, os empreendedores acham que podem fazer tudo e acabam não fazendo nada porque ficam mais concentrado em tarefas operacionais em vez de gerir o negócio.
Aprendizado
Se você é um empreendedor iniciante e acha que pode fazer tudo sozinho, você esta enganado.
Ninguém consegue fazer tudo sozinho.
Sendo um empreendedor iniciante acredito que você não tem muito dinheiro para investir em contratar pessoas logo no inicio, mas faça um esforço e contrate pelo menos um assistente administrativo para que ele te ajude a organizar as coisas na empresa.
4- Contratar pessoas porque são amigos, amantes ou família, não pelas habilidades que possuem
Gostar dos nossos amigos e familiares, é natural, querer estar rodeado de pessoas que gostamos e pode confiar é muito bom também.
Mas a amizade e a família muitas vezes podem cegar você.
Eu conheço muitas empresas que tem problemas com determinados setores da empresa; pedidos sempre atrasados, erros de faturamento, mau atendimento ao cliente, etc.
Quando você fala com o dono da empresa, a resposta que ouço sempre é: essa pessoa é o meu sobrinho, minha esposa, amigo da escola, essa pessoa tem um caso comigo.
Não posso fazer nada.
Este tipo de empreendedor está condenado ao fracasso. Não tem como crescer.
Portanto, antes de escolher alguém, você precisa realmente avaliar suas habilidades e determinar se eles são qualificados para fazer o que você quer que eles façam e não use a familiaridade ou amiguismo.
Na Técnica PC não contratamos as pessoas porque são nossos familiares, contratamos pessoas porque são competentes para ocupar a posição.
Aprendizado
A maioria dos empreendedores de primeira viagem acredita que empregar amigos é uma boa ideia porque você as conhece e pode esperar que eles sejam leais.
Mesmo que contratar amigos possa ser tentador, é uma péssima ideia. Se eles não tiverem um bom desempenho e você tiver que despedi-los, sua vida pessoal ficará complicada.
Nunca misture negócios com vida pessoal.
5- Escolher sócios errados
Se você pretende empreender e esta pesando em ter sócios, escolha os seus sócios com muito cuidado.
Escolher sócios errados é uma garantia de que sua empresa terá problemas no futuro.
Não escolha seus sócios porque são seus amigos, familiares ou porque bebem juntos.
A maioria dos empreendedores de primeira viagem não levam este assunto a sério, eu mesmo não levei esse assunto a sério e me custou caro.
Portanto, ao escolher um sócio se certifique que ele tem a mesma visão que a sua.
Se certifique que ele esta preparado para fazer os mesmos sacrifícios.
Porque o que acontece, quando vocês criam a empresa tudo é muito bonito no início, mas quando começa a surgir dificuldades os tais sócios desparecem.
Você fica sozinho a lutar até a empresa se dar bem, e quando eles percebem que as coisas já estão bem, voltam e querem ter os mesmos benefícios que você.
Infelizmente é isso que acontece quando você escolhe sócios que não estão comprometidos com a empresa.
Essas pessoas estão a procuram de dinheiro mas não querem trabalhar.
Aprendizado
Escolher um socio é que nem escolher a pessoa que será sua esposa ou esposo, é preciso ter muito cuidado senão vais gerir problemas por toda vida e o divórcio vai te sair muito caro.
Portanto, escolha com muito cuidado a pessoa com quem vai se casar.
Conclusão
Ao empreender pela vez é muito normal cometer erros, mas alguns erros podem ser evitados logo na primeira viagem.
Não precisamos de cometer os mesmos erros que outras pessoas cometeram para ter sucesso.
Quanto menos erros você cometer a chance de seu negócio ter sucesso será maior.
Como havia dito logo no inicio do artigo, os erros entre empreendedores iniciantes não são mesmos.
Os erros que eu cometi, você não vai cometer.
Uma grande lição que tive na vida como empreendedor é que você não pode parar de aprender coisa novas e tens que evitar no máximo fazer comparações.
As comparações trazem frustrações.
Você nunca será um empreendedor que nem o fulano X ou Y.
Você é Você Ele é Ele
Faças as coisas da sua maneira.